A memória e as armadilhas do pensamento

Memórias são arquivos de informações captadas no ambiente, e que guardamos coisas que não são nossas

A maioria das pessoas passam por momentos desconfortáveis e indesejados na vida e não percebem o quanto estão sendo manipuladas pelas memórias. Quando aprendemos o que são memórias, começamos a entender melhor porque agimos de forma inadequada e como podemos fazer diferente do que já fizemos na maioria das vezes. Começamos a deixar de sobreviver e experimentar o que é viver de verdade.Ao observarmos o que são memórias, podemos perceber o tanto de manipulação subliminar estamos sujeitos.

O quanto robotizados estamos. O quão trabalhoso pode parecer ser para aqueles que querem vencer momentos sofridos em algumas etapas da vida. E aprendemos os motivos pelos quais para uma boa parte das pessoas mudar aparenta ser difícil. Quando aprendemos que memórias são arquivos de informações captadas no ambiente, e que guardamos coisas que não são nossas, podemos fazer uma caminhada diferente em direção a perceber o nosso verdadeiro ser. Nos curarmos e nos limparmos de verdade. Esse processo sim é em direção ao nosso verdadeiro eu e a verdadeira cura.

A maioria de nós acreditamos que tudo que pensamos são pensamentos verdadeiramente nossos, entretanto, quando aprendemos que a maioria são meras memórias, e que a maioria delas não nos pertencem, isso propicia uma mudança de atitude e consequentemente melhoria na qualidade de vida.

Fora isso, somos apenas reflexo dos nossos instintos mais primitivos, animalizados e selvagens. Saímos de fato da selva, mas na prática agimos como se selva ainda estivéssemos, por falta de educação emocional. Essas memórias primitivas ainda estão habitando em nós e precisamos nos domesticarmos e educarmos elas para começarmos a viver em vez de continuarmos apenas sobrevivendo.

Regulação Emocional Primária

Então, para vencer na vida, não precisamos de algo mirabolante, precisamos simplificarmos a forma de nos vermos e aprendermos a limpar o nosso corpo daquilo que não nos pertence, com isso o processo de cura interior e exterior pode acontecer. Dentro desta perspectiva, a Regulação Emocional Primária – REP, tem auxiliado pessoas com dificuldades emocionais e psicológicas a se curarem de traumas que as levaram a doenças indesejáveis. O processo de limpeza das memórias emocionais é um dos processos que auxilia qualquer pessoa a vencer na vida, pois possibilita a qualquer um se ver de forma mais realista e verdadeira. Quando nos limpamos de pensamentos (memórias) inadequadas, passamos para uma etapa de conscientização e responsabilidade com nós mesmos. Esse é o início da verdadeira cura emocional, psicológica e consequentemente mental. A Educação Emocional é primordial para conquistarmos a Inteligência Emocional, sem ela continuamos sendo apenas meros robôs, ou seja, meros repetidores de memórias, de um programa limitado e limitante. Com a educação emocional podemos ser verdadeiramente nós mesmo, e conquistarmos mais liberdade de sentir e viver a vida de forma mais plena. Ser educado emocionalmente é essencial para nos domesticarmos e caminharmos em direção ao verdadeiro aspecto humano em nós.

Dagoberto Bonavides é Psicólogo Clínico (CRP-03/11225), Mestre pelo
Instituto de Ciências da Saúde – UFBA e Autor da:
Regulação Emociona
Primária – REP

Artigo da Revista VIVA+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
posso auxiliar você?